Estrutura curricular
A estrutura curricular do curso de Mestrado Profissional em Microbiologia será definida por área de concentração Microbiologia Aplicada.
§ único: As disciplinas serão classificadas em obrigatórias e optativas.
As disciplinas poderão ser ministradas com diferentes recursos didáticos, incluindo preleção, seminário, discussão em grupo, trabalhos práticos ou outros procedimentos julgados pertinentes, peculiares a cada área.
§ único: Em caráter excepcional, e a juízo do Colegiado, poderão ser consideradas como atividades acadêmicas aquelas desenvolvidas na modalidade à distância.
A escolha das disciplinas a serem cursadas pelo discente será realizada após a audiência e com anuência do orientador, levando em consideração o campo da Microbiologia de interesse do estudante e a linha de pesquisa a que se dedicará.
O discente deverá, obrigatoriamente, obter um número mínimo de 20 (vinte) créditos para o Mestrado.
Caberá ao Colegiado avaliar e referendar a composição de disciplinas curriculares do discente, encaminhada com o aval do orientador, tendo em vista o equilíbrio dos fatores interligados necessários para o bom desenvolvimento do curso e aproveitamento do discente.
O número de créditos para a titulação serão sete (7) créditos obrigatórios e oito (8) créditos optativos, e, cinco (5) créditos para o desenvolvimento do projeto de conclusão de curso, treinamentos práticos, entre outros, totalizando 20 créditos.
Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias oferecidas no MPMA são três, somando um total de sete créditos. As disciplinas são:
Controle de Qualidade (dois créditos);
Inovação Tecnológica, Política Industrial e Legislação (dois créditos);
Microbiologia Aplicada à Biotecnologia (três créditos).
Todos os créditos das disciplinas obrigatórias têm como objetivo o desenvolvimento de produtos, processos e técnicas direcionados à área profissional da Microbiologia Aplicada.
As ementas das disciplinas obrigatórias estão abaixo descritas
1.Controle de qualidade - dois créditos
Ementa: História da evolução da qualidade; princípios gerais do controle de qualidade microbiológico; padrões de qualidade; sistemas de controle de qualidade; métodos de melhoria da qualidade; padronização e normatização; normas de qualidade (ISO); normatização ambiental (ISO 14000); organização, planejamento, implantação e avaliação de programas de controle de qualidade nas diferentes áreas da Microbiologia.
Bibliografia: São discutidas publicações científicas que abordam o controle de qualidade de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, a Farmacopeia Brasileira, que é o código oficial farmacêutico do país e estabelece os requisitos mínimos de qualidade para insumos farmacêuticos, medicamentos e produtos para a saúde, as normas ISO criadas pela Organização Internacional de Normalização (ISO), com o objetivo de melhorar a qualidade de produtos e serviços, legislação específica da Anvisa, entre outras.
2.Inovação tecnológica, política industrial e legislação - dois créditos
Ementa: Conceitos básicos de inovação e seu papel na competitividade. Importância da difusão tecnológica. Marcos regulatórios da inovação e da ciência e tecnologia: biossegurança, Lei da Inovação, comitês de ética, Lei de Propriedade Intelectual, patrimônio genético.
Bibliografia: São discutidos textos referentes à inovação e à importância da difusão tecnológica, legislação de propriedade intelectual, com visita a sites de homepages do INPI, USPTO, e à legislação de biossegurança.
3.Microbiologia Aplicada a Biotecnologia - três créditos.
Ementa: Introdução à Microbiologia, Bioquímica Microbiana e Biologia Molecular. Campos de atuação da Biotecnologia e suas aplicações. Avaliação e estudo dos recentes avanços em bioinformática e biologia molecular no desenvolvimento da biotecnologia.
Bibliografia: Nesta disciplina, os discentes têm a oportunidade de conhecer a aplicação da biotecnologia na Microbiologia e a aplicação da Microbiologia na biotecnologia, por meio de palestras de cientistas em suas áreas de trabalho, incluindo agora o potencial da inteligência artificial. Cada aula será ilustrada com bibliografia específica.
Ementas das disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa Pós-graduação em Microbiologia
As disciplinas optativas oferecidas aos discentes do MPMA incluem aquelas ministradas pelo próprio MPMA, pelo Programa de Pós-graduação em Microbiologia, em parceria com o MPMA, e pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas (NAPG), que reúne 13 programas de Pós-graduação do ICB da UFMG, conforme detalhado abaixo. Além dessas opções, de acordo com o percurso formativo do discente, o Colegiado poderá reconhecer disciplinas cursadas em outras instituições de ensino e pesquisa, conforme estabelecido na RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR nº 02/2017, de 4 de julho de 2017, no artigo 64, parágrafo único.
Disciplinas Ministradas pelo MPMA
Para atingir os 13 créditos exigidos em disciplinas optativas, os discentes podem selecionar disciplinas do conjunto oferecido pelo MPMA. As ementas das disciplinas optativas estão abaixo descritas.
1.Planejamento e análises de ensaios aplicados à microbiologia - dois créditos
Ementa: A disciplina objetiva instrumentalizar o estudo da microbiologia a áreas afins com o planejamento de ensaios experimentais avaliando o cálculo amostral. A epidemiologia e métodos variância, os delineamentos experimentais e as respectivas análises, empregando medidas de associação, testes paramétricos de comparação de médias e testes não paramétricos.
Bibliografia
Bioestatística aplicada à pesquisa experimental. Fontelle MJ, 2012, LF Editorial;
Bioestatística para profissionais de saúde. Guedes MLS, Guedes JS, Rio de Janeiro, Ao livro técnico, 1988.
2. Conceitos básicos em Microbiologia - três créditos
Ementa:A disciplina é ofertada pelo MPMA como uma disciplina transversal do Núcleo de Apoio a Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biológicas. Serão abordados os conceitos básicos em microbiologia, abrangendo as três grandes áreas (bacteriologia, micologia e virologia), com ênfase no estudo da taxonomia, morfologia, fisiologia, genética, ecologia e interações de bactérias, fungos e vírus com o hospedeiro humano e o ambiente, além do estudo dos métodos para isolamento, cultivo e controle do crescimento de microrganismos.
Bibliografia:
Principles of Virology, Flint J, Rancaniello VR, Rall GF ASM Press, Ed.5, 2020;
Microbiology, An Introduction, Tortora G, Funke B, Case C , Ed 13, 2018.
3.Treinamento Acadêmico em Microbiologia Aplicada - quatro créditos.
Ementa:Desenvolvimento de habilidades para preparação de projetos, dissertações e teses em Microbiologia, com ênfase no processo de redação e na elaboração de apresentações. O acompanhamento professor-aluno será realizado de forma individual ou em pequenos grupos, com o intuito de melhor explorar o potencial e a individualidade dos discentes.
Bibliografia: A bibliografia a ser utilizada será avaliada caso a caso, dependendo do projeto de pesquisa do discente.
4.Seminários em Microbiologia - dois créditos - Disciplina do departamento de Microbiologia oferecida em conjunto com o Programa de Pós Graduação em Microbiologia.
Ementa: Visa orientar o pós-graduando na leitura, interpretação e exposição de assuntos gerais de Microbiologia, em áreas de estudo não coincidentes com o seu assunto de tese.
Bibliografia: Artigos relacionados ao seminário da semana.
Consulte em:http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos/ementas.php