Especialização - Ementas de disciplinas

Disciplina
CH/CR
Ementa
MIC001 - Bases em Bioquímica 30 hr/ 02
Componentes bioquímicos dos organismos vivos, incluindo os aspectos bioquímicos da água, carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. Estrutura molecular, propriedades físico-químicas, função celular e principais métodos de quantificação, purificação e caracterização de biomoléculas.
MIC002 - Bases em Bacteriologia 30 hr/ 02
Introdução ao estudo das estruturas e funções em bactérias, aspectos nutricionais, metabólicos, genéticos e princípios de taxonomia e controle.
MIC003 - Bases em Virologia 30 hr/ 02
Estrutura dos vírus, etapas da multiplicação viral e alvos
virais da ação de antivirais, interação vírus hospedeiro,
prevenção e controle das infeções, aplicações
biotecnológicas dos vírus.
MIC004 - Bases em Micologia 30 hr/ 02
Panorama amplo, básico e atualizado da biologia e classificação dos organismos do reino Fungi, com ênfase na conceituação e critérios taxonômicos, caracterização vegetativa e reprodutiva dos grupos taxonômicos.
MIC005 - Métodos analíticos aplicados a Microbiologia 30 hr/ 02
Técnicas de Biologia molecular, de espectrofotometria e de espectroscopia aplicada ao diagnóstico clínico laboratorial.
MIC006 - Orientação para elaboração e apresentação do Trabalho de conclusão de curso. 30 hr/ 02
Proporcionar ao aluno o conhecimento do processo de obtenção de informação científica essencial para a elaboração de um trabalho de pesquisa, bem como torna-lo um comunicador desses conhecimentos adquiridos.
MIC007 - Controle de Qualidade e boas práticas em Microbiologia Clínica 15 hr/ 01
Discutir as Boas Práticas de Laboratório, com ênfase nos de análises clínicas, capacitando o aluno a correlaciona-las com a prática laboratorial. Desenvolver o conhecimento em técnicas gerenciais e ferramentas da qualidade aplicadas a laboratórios. Identificar e compreender a padronização para a garantia da qualidade nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica. Desenvolver conhecimentos teóricos para a implantação e interpretação dos controles interno e externo da qualidade em laboratórios. Compreender programas de Biossegurança e de Gerenciamento de Resíduos no Laboratório clínico.
MIC008 - Diagnóstico clínico-laboratorial de infecções bacterianas 45 hr/ 03
Diagnóstico laboratorial das infecções dos tratos uro-genitais, trato gastrointestinal e respiratório, do sistema nervoso central, da corrente sanguínea e de outros líquidos biológicos; métodos de estudo da susceptibilidade dos microrganismos aos agentes antimicrobianos e desafios no controle de infecção hospitalar.
MIC009 - Diagnóstico clínico-laboratorial de infecções fúngicas 30 hr/ 02
Características gerais das micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas; Diagnóstico Micológico, Avanços no diagnóstico. Principais metodologias avançadas para detecção e identificação e de patógenos fúngicos. Testes de susceptibilidade a antifúngicos: CLSI e EUCAST
MIC010 - Diagnóstico clínico- laboratorial de doenças virais 30 hr/ 02
Aplicar os conceitos básicos de Virologia na área das ciências da Saúde apresentando como modelos algumas infecções virais importantes em humanos como AIDS, Hepatites, Herpes, e discutindo o modelo de patogênese em animais. Serão estudadas as características dos agentes virais, patogênese, manifestações clínicas, diagnóstico e prevenção.
MIC011 - Diagnóstico de microrganismos associados a alimentos e água 30 hr/ 02
Apresentar ao aluno as principais técnicas para a amostragem e análise de microrganismos presentes na água e em alimentos, segundo as regulamentações técnicas e legislações brasileiras
MIC012 - Diagnóstico de microrganismos associados a bebidas fermentadas. 30 hr/ 02
Apresentar aos alunos as principais técnicas para o diagnóstico de contaminação microbiológica em bebidas fermentadas, como cerveja, vinho, entre outras.
MIC013 - Diagnóstico de microrganismos associados a fármacos e cosméticos, artigos e insumos de diálise. 30 hr/ 02
Fornecer ao aluno conhecimentos necessários à avaliação crítica de métodos microbiológicos, que possam ser empregados no controle de qualidade microbiológico de fármacos, medicamentos e cosméticos.



Clique para acessar Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Instituto de Ciências Biológicas - e-mail: colposmicrob@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG - Cx Postal 486 / Telefax: (00xx31) 3409-2728