Estrutura Curricular

Seminários em Microbiologia (MIC808)

Bacteriologia de Anaerobios (MIC824)

Ementa: Introdução ao estudo de bactérias anaeróbias (anaeróbias obrigatórias), incluindo sua biologia e sistemática (Domínios Archaea e Bacteria), aspectos ecológicos na natureza e nos hospedeiros e importância biotecnológica. Principais grupos de importância médica humana e veterinária e patogênese das doenças envolvendo bactérias anaeróbias. Isolamento e métodos dependentes e independentes de cultivo para identificação e caracterização de bactérias anaeróbias, incluindo aqueles para determinação do perfil de susceptibilidade a drogas antimicrobianas
Carga horária: 60
Créditos: 04
Coordenador: Prof. Luiz de Macêdo Farias

Tópicos Especiais em Microbiologia (MIC827)

Ementa: Temas de interesse dos estudantes, não incluídos em outras disciplinas, levantados pela avaliação da prática profissional, apresentados na forma de seminários e envolvendo também as atividades de pesquisa. O Colegiado definirá semestralmente o programa, que será ministrado por professores visitantes ou com a sua participação.

Carga horária: 15 a 60
Créditos: 1 a 4
Coordenador: variável

Tópicos Especiais em Microbiologia (MIC835)

Tópicos Especiais em Microbiologia: Microbiologia de Alimentos (MIC835 A)

Ementa: A disciplina visa estudar os principais micro-organismos causadores de doenças transmitidas por alimentos. Além disto, são estudados os principais micro-organismos deterioradores de alimentos e as boas práticas de fabricação de alimentos.
Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenador: Prof. Carlos Augusto Rosa

Tópicos Especiais em Microbiologia:Técnicas Básicas Em Virologia (MIC835 A)

Ementa: A disciplina oferece ao estudante o aprendizado de técnicas em virologia básica e molecular. Os estudantes são responsáveis, a partir de modelos virais apresentados pelo professor, por elaborar e desenvolver protocolos de execução para as seguintes técnicas: cultivo celular (linhagem contínua e cultivo primário); infecção viral e observação e caracterização de efeito citopático( fenótipo de placa, infecção de células in vitro e ovos embrionados); titulação viral; ensaios sorológicos (soroneutralização); extração de ácidos nucleicos virais, amplificação de genes por PCR convencional seguindo de eletroforese e qPCR. Os protocolos são discutidos e executados em grupo. Ao final da disciplina os grupos elaboram uma apresentação do trabalho desenvolvido durante a semana objetivando a apresentação dos resultados, erros e acertos, desafios e aprendizados.
Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenador: Profa. Giliane de Souza Trindade

Tópicos Especiais em Microbiologia: Vírus com a Importâncian Saúde Humana (MIC835 D)

Ementa: Estudo das principais famílias de vírus envolvidas nos processos de infecções em humanos. Serão abordados aspectos referentes às partículas vírais, sua multiplicação nas células e disseminação no horpedeiro. A epidemiologia e métodos de controle também serão discutidos.

Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenador: Profa. Erna Geessien Kroon

Tópicos Especiais em Microbiologia (MIC836)

Tópicos Especiais Em Microbiologia: Isolamento E Identificação De Micro-Organismos: Bases Para Taxonomia (MIC836 A)

Ementa: Estudo detalhado de técnicas de identificação e ecologia de fungos e vírus
Carga horária: 45 horas
Créditos: 03
Coordenadores: Profs. Luiz Henrique Rosa e Flavio Guimarães da Fonseca

Tópicos Especiais Em Microbiologia - Virologia Básica (MIC836 B)

Ementa: Estudo aprofundado sobre a estrutura e diversidade genômica viral, explorando detalhes sobre a transcrição, tradução e morfogênese viral. Estudo de algumas famílias virais como modelo para o entendimento das etapas do ciclo de multiplicação, e de técnicas de estudo e diagnóstico.
Carga horária: 45 horas
Créditos: 03
Coordenador: Prof. Jônatas Santos Abrão

Tópicos Especiais em Virologia I (MIC840)

Ementa: Estudo aprofundado dos conceitos básicos em Biologia Molecular, implementação de técnicas para clonagem e expressão de proteínas. O papel das proteínas na transdução de sinal e o seu emprego no tratamento e diagnóstico de doenças humanas.

Carga horária: 150
Créditos: 10
Coordenador: Prof. Paulo César Peregrino Ferreira

Biologia Molecular de Microrganismos (MIC842)

Ementa: Dar uma visão geral dos conceitos e técnicas fundamentais de Biologia Molecular, bem como mostrar suas possíveis aplicações na tecnologia do DNA recombinante.

Carga horária: 45
Créditos: 3
Coordenador: Profa. Viviane Alves Gouveia

Citologia e Fisiologia de Microrganismos (MIC843)

Ementa: Morfologia estrutural de microrganismos, correlação entre estrutura e função, biossíntese de estruturas microbianas, fatores determinantes e alterações bioquímicas relacionadas à morfogênese de microrganismos, citologia comparada, antibióticos que atuam através de alteração funcional de estruturas microbianas, critérios utilizados na sistemática de microorganismos, bases da taxonomia microbiana, importância do estudo das estruturas citoplasmática, nucleares e de superfície, nutrição e reprodução de mircoorganismos, biossínsetemicrobianas, indução enzimática e processos de regulação do metabolismo, fermentações microbianas, respiração e fotossíntese, enzimas hidrolíticas, incorporação de nutrilitros e mecanismos de permeação antimetabolitos e microrganismos como instrumento de análise.

Carga horária: 75
Créditos: 5
Coordenador: Profa. Patrícia Silva Cisalpino

Tópicos Especiais em Virologia II (MIC845)

Microbiologia Oral (MIC846)

Ementa: Microbiota oral: implantação e natureza, determinantes ecológicos, principais grupos microbianos e seu potencial metabólico. Patogênese das doenças infecciosas envolvendo microrganismos orais, com ênfase em cárie dentária, doença periodontal e infecções do sistema de canais radiculares. Importância dos biofilmes nas doenças orais. Participação das bactérias orais em doenças sistêmicas. Fungos e vírus de interesse odontológico.
Carga horária: 45
Créditos: 3
Coordenador: Prof. Luiz de Macêdo Farias

Microbiologia Ambiental (MIC847)

Ementa: Introdução ao estudo de microbiologia ambiental; efeitos dos determinantes ambientais e sua importância na microbiologia do ar, ecossistemas terrestres e aquáticos, incluindo ambientes extremos; relações ecológicas entre micro-organismos e destes com animais e plantas; métodos utilizados na coleta e cultivo de micro-organismos, medidas de biomassas e estratégias moleculares para avaliação da densidade, diversidade e filogenia e impactos antrópicos na biodiversidade; microbiologia da água, do solo e do ar e os indicadores microbiológicos de poluição destes habitats; aspectos microbiológicos da biodegradação, incluindo transformações de poluentes orgânicos e inorgânicos; Biorremediação de solos contaminados e processos microbiológicos de tratamento de afluentes industriais, domésticos e resíduos solos; e inoculantes microbianos.
Carga horária: 45
Créditos: 3
Coordenador: Profa. Vera Lúcia dos Santos

Bacteriologia de Aerobios (MIC848)

Ementa: Estudo de bactérias aeróbias considerando os aspectos de impacto ambiental, uso industrial, grupos de importância médica e veterinária, metabolismo e metodologia para o seu isolamento e identificação. Prática sobre o último tema.

Carga horária: 60
Créditos: 04
Coordenador: Prof. Jacques Robert Nicoli

Ecologia Microbiana do Trato Digestivo (MIC849)

Ementa: Estudo: 1) da composição do ecossistema digestivo em função da espécie animal, localização anatômica e idade do hospedeiro; 2) das funções e influências da microbiota sobre a biologia do hospedeiro na saúde e na doença; 3) dos métodos específicos utilizados em ecologia microbiana digestiva; 4) da modulação de microbiota.

Carga horária: 30
Créditos: 2
Coordenador: Prof. Jacques Robert Nicoli

Biologia de Leveduras (MIC850)

Ementa: Fornecer conhecimentos básicos sobre taxonomia e fisiologia das leveduras, visando a identificação e aplicabilidades industriais destes microrganismos.

Carga horária: 45
Créditos: 03
Coordenador: Prof. Carlos Augusto Rosa

Micologia Geral (MIC851)

Ementa: Terminologia básica da Micologia. Taxonomia e biologia de Chytridiomycetes, Fygomycetes, Basidiomycetes e Deuteromycetes. Estudo das principais ordens, famílias e gêneros e espécies fúngicas, manuseio de chaves de classificação: manutenção de culturas.

Carga horária: 45
Créditos: 3
Coordenador: Maria Aparecida de Resende Stoianoff

Micologia Médica (MIC852)

Ementa: Reino fungi: interação parasito hospedeiro. Micoses de interesse em medicina em medicina humana e veterinária: etiologia, epidemiologia, patogênese, clínica diagnóstico e tratamento das infecções fúngicas superficiais, subcutâneas, sistemáticas e oportunistas.

Carga horária: 45
Créditos: 3
Coordenador: Profa. Maria Aparecida de Resende Stoianoff

Microrganismos Patogenicos (MIC853)

Ementa: Microrganismos associados com doenças infecciosas de animais e do homem com ênfase nas propriedades fisiológicas, ocorrências, isolamento, valores de virulência, identificação, sua aplicação como agente imunizante e epidemiologia de doenças de significação para a Saúde Pública.

Carga horária: 45
Créditos: 3
Coordenador: Profa. Patricia Silva Cisalpino

Biossegurança e Bioetica (MIC855)

Ementa: Fornecer os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de protocolos laboratoriais que permitam, na experimentação microbiológica, a utilização segura e ética de organismos, compostos químicos e radiológicos. Certificar que os procedimentos utilizados em laboratório experimental estão adequados à legislação trabalhista e ambiental e garantir que estes procedimentos possuem sua periculosidade minimizada bem como os resíduos por eles gerados não acarretam riscos ao meio ambiente.

Carga horária: 30
Créditos: 2
Coordenador: Prof. Ary Corrêa Jr.

Treinamento Didático em Microbiologia I (MIC856)

Ementa: Participação do estudante no ensino prático e teórico da Microbiologia, visando a aquisição de experiência para o exercício de suas atividades didáticas.

Carga horária: 30
Créditos: 2
Coordenador: Flávio Guimarães da Fonseca

Treinamento Didático em Microbiologia II (MIC857)

Ementa: Participação do estudante de doutorado no ensino prático e teórico da Microbiologia, visando a aquisição de experiência para o exercício de suas atividades didáticas.

Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
Coordenadora: Profa. Simone Gonçalves dos Santos

A imunidade Inata a Infecções Microbianas (MIC858)

Ementa: Como hospedeiros vertebrados reconhecem precocemente as infecções microbianas e montam a resposta imune inata com a finalidade de restringir a infecção ao seu sítio primário (resposta inflamatória) e impedir seu espalhamento pelo organismo (resposta anti-microbiana). O papel desencadeado pelas citocinas com atividades pró-inflamatória e anti-microbiana será enfatizado, bem como os mecanismos associados com a montagem da resposta inata. Mecanismos de evasão imune pelos micróbios, assim como auto-imunidades associadas, serão também abordados.

Carga horária: 60
Créditos: 04
Coordenador: Prof. Cláudio Antônio Bonjardim

Antimicrobianos (MIC860)

Ementa: Mecanismos de ação das drogas antibacterianas, antifúngicas e antivirais; mecanismos de resistência dos diferentes organismos aos antimicrobianos; métodos para detecção in vitro da resistência e sua correlações com a evolução clínica; princípios farmacocinéticos e farmacodinâmicos da terapia antimicrobiana.
Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenador: Prof. Daniel de Assis Santos

Elaboração de tese (TES000)



Seu login é o seu CPF (dígitos) e sua senha, inicialmente, é igual ao seu CPF.
 
Acesso restrito | Login Senha

Clique para acessar Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Instituto de Ciências Biológicas - e-mail: colposmicrob@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG - Cx Postal 486 / Telefax: (00xx31) 3409-2728