Estrutura curricular

Treinamento Acadêmico em Microbiologia Aplicada (MIC804)

Ementa:Desenvolvimento de habilidades para preparação de projetos, dissertações e teses em Microbiologia, com ênfase no processo de redação e na elaboração de apresentações. O acompanhamento professor-aluno será realizado de forma individual ou em pequenos grupos, com o intuito de melhor explorar o potencial e a individualidade dos discentes. A bibliografia a ser utilizada será avaliada caso a caso, dependendo do projeto de pesquisa do discente.

Bibliografia: Desenvolvimento de habilidades para preparação de projetos, dissertações e teses em Microbiologia, com ênfase no processo de redação e na elaboração de apresentações. O acompanhamento professor-aluno será realizado de forma individual ou em pequenos grupos, com o intuito de melhor explorar o potencial e a individualidade dos discentes. A bibliografia a ser utilizada será avaliada caso a caso, dependendo do projeto de pesquisa do discente.

Carga horária:60 horas
Créditos: 4
Coordenadores: Orientadores do Programa

Virologia Aplicada à Medicina e Saúde Pública (MIC807)

Ementa: Estudo dos vírus, com foco em medicina e saúde pública

Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Coordenador:

Seminários em Microbiologia (MIC808)

Ementa: Visa orientar o pós-graduando na leitura, interpretação e exposição de assuntos gerais de Microbiologia, em áreas de estudo não coincidentes com o seu assunto de tese.

Biibliografia:Artigos relacionados ao seminário da semana.

Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
Coordenador: Prof. Aristóteles Goes Neto

Tópicos especiais em Microbiologia: Métodos em Microbiologia (MIC815)

Ementa: Execução de métodos básicos em microbiologia incluindo as três grandes áreas: virologia, bacteriologia e micologia. Preparo de materiais, meios de cultura e reagentes importantes para o laboratório de microbiologia, cultivo de micro-organismos, cultivo de células, quantificação de micro-organismos e células, realização de extração do material genético de micro-organismos, detecção de antígenos e anticorpos neutralizantes e reação em cadeia da polimerase.

Bibliografia: Artigos científicos atuais sobre os procedimentos práticos abordados.

Carga horária: 60hs
Créditos: 4
Coordenadores:
Profa. Elisabeth Neumann
Profa. Susana Johann
Profa. Jordana Grazziela Alves Coelho dos Reis
Profa. Vera Lúcia Santos
Prof. Luiz Henrique Rosa
Prof. Rodrigo Araújo Lima Rodrigues
Prof. Luiz Macedo de Farias
Profa. Viviane de Souza Alves
Pós- doutorando Gustavo José Cota de Freitas
Pós-doutoranda Sílvia Helena Sousa Pietra Pedroso
Pós-doutoranda Graciele Alves Cunha de Menezes

Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (MIC819)

Ementa: Estudo de conceitos epidemiológicos aplicados às infecções associadas aos serviços de saúde. Técnicas de controle de infecções.

Bibliografia: Artigos científicos atuais sobre o tema de cada aula.

Carga horária: 45 horas
Créditos:3
Coodenadores:

Bacteriologia de Anaeróbios (MIC824)

Ementa: Introdução ao estudo de bactérias anaeróbias (anaeróbias obrigatórias), incluindo sua biologia e sistemática (Domínios Archaea e Bactéria), aspectos ecológicos na natureza e nos hospedeiros e importância biotecnológica. Principais grupos de importância médica humana e veterinária e patogênese das doenças envolvendo bactérias anaeróbias. Isolamento e métodos dependentes e independentes de cultivo para identificação e caracterização de bactérias anaeróbias, incluindo aqueles para determinação do perfil de susceptibilidade a drogas antimicrobianas.

Bibliografia: Artigos Científicos atuais de revisão publicados em periódicos estrangeiros.

Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Coordenadores:
Prof. Jacques Nicoli
Prof. Luiz de Macêdo Farias
Profa. Paula Prazeres Magalhães

Tópicos Especiais em Microbiologia - Apresentações de Trabalhos Acadêmico-Científicos (MIC827)

Ementa:Temas de interesse dos estudantes, não incluídos em outras disciplinas, levantados pela avaliação da prática profissional, apresentados na forma de seminários e envolvendo também as atividades de pesquisa. O Colegiado definirá semestralmente o programa, que será ministrado por professores visitantes ou com a sua participação.

Bibliografia: Artigos nacionais e internacionais e assuntos correlatos à Microbiologia

Carga horária: 15hs
Créditos: 1
Coordenador:
Profa. Sílvia Beleza de Moura
Profa. Mônica Larucci Vieira

Biotecnologia-Fermentação (MIC832)

Ementa: Estudo de microrganismos e suas aplicações biotecnológicas, com foco em tecnologia de fermentação.

Bibliografia: Artigos científicos atuais sobre o tema de cada aula.

Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Coordenador: Prof. Carlos Augusto Rosa

Tópico Especiais em Microbiologia: Vacinas e Antivirais (MIC835)

Carga horária: 30hs
Créditos: 2
Coordenador:
Profa. Jordana Grazziela Alves Coelho dos Reis
Prof. Flávio Guimarães da Fonseca

Tópicos Especiais em Microbiologia: Microrganismo Emergentes - Fungos (MIC835)

Nesta disciplina, serão abordados microrganismos emergentes associados a infecções e processos de importância em saúde pública, ambiental e tecnológica.
No presente semestre serão abordados os fungos como microrganismos emergentes e reemergentes, no contexto de Saúde Única, enfatizando a importância ambiental, animal e humana. Serão abordados fungos fitopatogênicos, patógenos de humanos e animais, e fungos de grande interesse biotecnológico, bem como as metodologias utilizadas para o estudo dos mecanismos de adaptação ao ambiente e ao hospedeiro, resistência a antifúngicos e estratégias terapêuticas atuais.

Tópicos Especiais em Microbiologia: Bioestatística aplicada à pesquisa (MIC835)

Ementa: Apresentar e desenvolver nos alunos de pós-graduação à habilidade de planejar, plotar e interpretar os dados obtidos em suas pesquisas. Inicialmente será trabalhado o reconhecimento das variáveis (contínuas, categóricas e ordinais), medidas de posição e dispersão, categorização do tipo de dado e a análise do padrão de dispersão. Serão apresentadas as principais análises estatísticas utilizadas na área da biologia e em seguida, os alunos exercitarão a escolha do teste estatístico e representação gráfica mais indicada para cada tipo de variável (peso, sobrevida, carga microbiana, citocinas, curva de crescimento, etc.). Por fim, serão também desenvolvidas as habilidades para a construção de representações gráficas para diferentes tipos resultados. Durante a disciplina serão utilizados os softwares de análise de dados Prism e Stata.

Bibliografia: Bussab, W.d.O. and P.A. Morettin, Estatística Básica. 8ª ed. 2013, São Paulo: Saraiva. 548 p.
Sullivan, L.M., Essentials of Biostatistics In Public Health. 1st ed. 2008, Massachusetts: Jones & Bartlett Learning. 212 p.
Norman, G.R. and D.L. Streiner, Biostatistics: The bare essentials. 3rd ed. 2008, New Delhi: BC Decker.200p.
Dawson, B. and Trapp, R.G. Basic & Clinical Biostatistics 4th ed. 2004 Mcgraw Hill. 420p.
Levin J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2ª ed. Harbra, São Paulo; 1978.
Vieira, Sonia. Introdução à bioestatística. Rio de Janeiro. 1981.
Gauvreau, Kimberlee. Princípios de bioestatística. São Paulo: Cengage Learning, c2004.
Sampaio, Ivan Barbosa Machado. Estatística aplicada à experimentação animal. Belo Horizonte:
Fundação de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterináia e Zootecnia, 2002.
Callegari-Jacques, S.M. Bioestatística - Princípios e Aplicações. Artmed. 2008.

Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenadores:
Prof. Daniel de Assis Santos
Pós-doutorando Gustavo José Cota de Freitas

Tópicos Especiais em Microbiologia: Genes de resistência: aspectos teóricos e de bioinformática (MIC835)

Ementa: A disciplina contará com dois blocos principais. Um primeiro bloco focado em aspectos microbiológicos como: definição e conceitos básicos de genes de resistência, adaptações genéticas de microorganismos e desenvolvimento de resistência na presença de antifúngicos. Após o primeiro momento, haverá um segundo momento focado nos aspectos que envolvem a bioinformática e aplicação das ferramentas para obtenção do resistoma de um organismo. Nesse momento, haverá uma introdução à linha de comando (Linux), explicação de o que são bancos de dados e onde encontrar genes de resistência, domínios protéicos conservados e caracterização de resistomas de microorganismos. Durante o curso, haverá aplicação prática para predizer resistomas através do software HMMER3.
Didática: Aula expositiva e prática no software HMMER3. Carga Avaliação: Seminários dos resistomas feitos pelos alunos.

Bibliografia: Murray, P. R., Rosenthal, K. S., & Pfaller, M. A. (2017). Microbiologia médica. Elsevier Health Sciences. Pamphile, J. A., Polonio, J. C., Rhoden, S. A., Costa, A. T., & Azevedo, J. L. (2018) Bioinformática: Guia básico de princípios e práticas de análise de DNA. Editora UEM. Freitas, G. J., Gouveia-Eufrasio, L., Emidio, E. C., Carneiro, H. C., de Matos Baltazar, L., Costa, M. C., ... & Santos, D. A. (2022). The Dynamics of Cryptococcus neoformans Cell and Transcriptional Remodeling during Infection. Cells, 11(23), 3896. The Linux command line for beginners. https://ubuntu.com/tutorials/command-line-forbeginners#1-overview Eddy, S. R. (2009). A new generation of homology search tools based on probabilistic inference. In Genome Informatics 2009: Genome Informatics Series Vol. 23 (pp. 205-211). Montforts, M. H., & Keen, P. L. (2011). Antimicrobial resistance in the environment. John Wiley & Sons. Zhang, A. N., Gaston, J. M., Dai, C. L., Zhao, S., Poyet, M., Groussin, M., ... & Zhang, T. (2021). An omics-based framework for assessing the health risk of antimicrobial resistance genes. Nature communications, 12(1), 4765. Feldgarden, M., Brover, V., Haft, D. H., Prasad, A. B., Slotta, D. J., Tolstoy, I., ... & Klimke, W. (2019). Validating the AMRFinder tool and resistance gene database by using antimicrobial resistance genotype-phenotype correlations in a collection of isolates. Antimicrobial agents and chemotherapy, 63(11), e00483-19.

Carga horária: 30hs
Créditos: 2
Coordenadores:
Prof. Daniel de Assis Santos
Prof. Daniel Santana de Carvalho
Profa. Ludmila Gouveia Eufrasio

Tópicos Especiais em Microbiologia - Microbiologia aplicada à conservação do patrimônio cultural (MIC835)

Ementa: Principais representantes microbianos associados à deterioração biológica, química e física; Conceitos básicos de ecologia e metabolismo microbiano; Biodeterioração, biodegradação e biorreceptividade microbiana (rocha, papel, tecido, madeira, pintura) em ambientes internos e externos. Abordagem de técnicas clássicas e moleculares de isolamento e identificação microbiana associada ao patrimônio cultural; Definição e aplicação de técnicas de controle do crescimento microbiano de acordo com a origem e composição da obra de arte; Abordagem de métodos de monitoramento microbiológico e ambiental em ambientes internos; Conservação preventiva microbiológica em museus, igrejas, reservas técnicas e bibliotecas; Avaliação de riscos potenciais à saúde de profissionais atuantes inerentes à presença de micro-organismos.

Bibliografia
1.Introduction to biodeterioration. Dennis Allsopp, Kenneth Seal, Christine Gaylarde.
Second edtion, Cambridge, 237pp, 2004.
2.Una mirada hacia la conservación preventiva del patrimonio cultural. Milagros
Vailla nt Callol, María Teresa Doménech Carbó, Nives Valentín Rodrigo.Editorial Universitat Politècnica de València, 322pp, 2003.
3.Conservación y restauración de materiales pétreos: diganóstico y tratamento. Xavier Mas i Barberà. Primera edición, Editorial Universitat Politècnica de València,190pp, 2013.
4.La biologia em la restauracíon, G. Caneva, M. P. Nugari, O. Salvadori, Junta de Andalucía, Consejería de Cultura, 275pp, 2000.
5.Biología aplicada a la conservación y restauración. Violeta Valgañon. Editoral sintesis, 55pp, 2008.
6.Artigos científicos atuais de revistas internacionais.

Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenadores:
Profa. Maria Aparecida de Resende Stoianoff
Pós-doutorando Douglas Boniek Silva Navarro

Tópicos em Microbiologia: Ambiente R - Aplicação em bioestatística (MIC835A)

Ementa: A disciplina visa contextualizar a aplicação prática de métodos bioestatísticos, utilizando a linguagem R para análise e interpretação de dados biológicos.

Bibliografia:

Carga horária: 30
Créditos: 2
Coordenadoras:
Profa. Nalu Teixeira de Aguiar Peres
Pós-doutoranda Grace Santos Tavares Avelar

Tópico Especiais em Microbiologia: Micologia: técnicas de isolamento e identificação (MIC835B)

Ementa: Capacitar os alunos em técnicas de isolamento, caracterização e identificação de fungos filamentosos a partir de amostras ambientais. A disciplina abordará métodos teóricos e práticos, incluindo técnicas moleculares e morfológicas, para a identificação de fungos. Princípios de coleta e processamento de amostras ambientais (solo e plantas). Técnicas para o isolamento de fungos filamentosos e métodos de cultivo em laboratório. Características macro e micromorfológicas para identificação presuntiva. Avaliação e descrição das colônias para fins de caracterização inicial. Métodos de contagem de Unidades Formadoras de Colônia (UFC). Técnicas de purificação e preservação de culturas de fungos. Etapas de extração de DNA e preparação para análise molecular. Uso de técnicas de fingerprinting molecular (como PCR com iniciador (GTG)5) para o agrupamento e identificação genética. Análise dos resultados de microcultivo e PCR. Compilação e interpretação dos resultados para elaboração de relatórios científicos.

Bibliografias: -MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia de Brock. 14 a ed., Porto Alegre: Artmed, 2016.
(ou edições anteriores);
-TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. 12a ed., Porto Alegre,
Artmed, 2017. (ou edições anteriores);
-DIGHTON, John; WHITE, James F. The fungal community: its organization and role in
the ecosystem. CRC press, 2017;
-Gupta, V. K., Tuohy, M. G., Ayyachamy, M., Turner, K. M., & O’donovan, A. (2022).
Laboratory protocols in fungal biology. Springer International Publishing.

Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Coordenadores:
Prof. Luiz Hentrique Rosa
Pós-doutoranda Vivian Nicolau Gonçalves
Pós-Douoranda Graciéle Alves Cunha de Menezes

Tópicos Especiais em Microbio - Plano de desenvolvimento pessoal e habilidades correlatas na carreira do microbiologista (MIC835B)

Ementa: Avaliação de habilidades, interesses e valores frente aos objetivos de carreira a curto, médio e longo prazo. Conhecendo e explorando possibilidades de carreiras profissionais na área de microbiologia e afins. Autoavaliação e estabelecimento de metas e de plano de desenvolvimento pessoal. Identificação e fortalecimento de habilidades e competências (comunicação entre pares; gerenciamento e liderança, conduta responsável de pesquisa) visando o fortalecimento da carreira profissional.

Biliografias:
https://myidp.sciencecareers.org
https://collections.plos.org/collection/ten-simple-rules/
Artigos e diversos sítios na internet com acesso gratuito

Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenadora: Betânia Paiva Drumond

Tópico Especiais em Microbiologia - Sistemática de MACROfungos (MIC835D)

Ementa: Desenvolvimento Histórico, Sistemas de Classificação de Macrofungos. Métodos de Estudo de Macrofungos I: Coleta e Preservação (Herbário e Micoteca). Métodos de Estudo de Macrofungos II: Morfologia Externa e Interna (Macrosccopia, Microscopia). Métodos de Estudo de Macrofungos III: Sequenciamento de DNA de regiões genômicas biomarcadoras não-codificantes e codificantes. Grupos Ecológicos e Distribuição Geográfica. Filogenia e Evolução de Macrofungo. Caracterização e descrição de espécies (inclusive novas) de forma integrada: morfologicamente e molecularmente

Bibliografia: Mykologie: Diversität, Morphologie, Ökologie und Evolution der Pilze. Springer, 2022

Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Coordenador: Prof. Aristóteles Goes Neto

Tópicos Especiais em Microbiologia: Vírus com Importância à Saúde Humana (MIC835D)

Estudo das principais famílias de vírus envolvidas nos processos de infecções em humanos. Serão abordados aspectos referentes às partículas vírais, sua multiplicação nas células e disseminação no horpedeiro. A epidemiologia e métodos de controle também serão discutidos.

Carga horária: 30
Créditos: 02
Coordenador: Profa. Erna Geessien Kroon

Tópicos Especiais em Microbiologia - Modelagem molecular aplicada à pesquisa em Microbiologia (MIC835D)

Ementa: Apresentar e desenvolver diferentes técnicas de modelagem molecular, como predição e modelagem de proteínas, seleção e/ou caracterização de alvos moleculares, construção de ligantes e avaliação de interações alvo-ligante ou proteína-proteína (docking molecular). Serão conduzidos métodos que dispensem conhecimento prévio e podem ser aplicados nas três grandes áreas: bacteriologia, micologia e virologia. Serão abordados: uso das diferentes ferramentas, interpretação de resultados e representação gráfica de dados, ambos de forma gradativa e sequencial. O delineamento seguirá desde a escolha de um alvo de interesse e/ou modelagem de um alvo, até a avaliação de interação de possíveis inibidores, substratos ou proteína-proteína. Durante a disciplina serão utilizados os servidores de modelagem de proteínas (AlphaFold2 e SWISS-MODEL) e de caracterização de estruturas (FTSite e FTMap), além da construção de ligantes (Discovery Studio), avaliação de interações alvo-ligante ou docking (GOLD), servidores de interações proteína-proteína (HDOCK), além da visualização de dados e representação gráfica de resultados (PyMOL).

Bibliografia:

Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Coordenador:
Prof. Jônatas Santos Abrahão
Pós-doutorando Matheus Sá Magalhães Serafim

Tópicos Especiais em Microbiologia - Biotecnologia em Microbiologia (MIC835E)

Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Coordenador: Prof. Flavio Guimarães da Fonseca

Tópicos Especiais em Microbiologia: Genes de resistência: aspectos teóricos e de bioinformática (MIC835F)

Ementa:A disciplina conta com dois blocos principais. Um primeiro bloco focado em aspectos microbiológicos como: definição e conceitos básicos de genes de resistência, adaptações genéticas
de microorganismos e desenvolvimento de resistência na presença de antifúngicos. Um segundo momento focado nos aspectos que envolvem a bioinformática e aplicação das ferramentas para obtenção do resistoma de um organismo. Nesse momento, haverá uma introdução à linha de comando (Linux), explicação de o que são bancos de dados e onde encontrar genes de resistência, domínios protéicos conservados e caracterização de resistomas de microorganismos. Durante o curso, haverá aplicação prática para predizer resistomas através do software HMMER3.

Bibliografia: Murray, P. R., Rosenthal, K. S., & Pfaller, M. A. (2017). Microbiologia médica. Elsevier Health Sciences.
Pamphile, J. A., Polonio, J. C., Rhoden, S. A., Costa, A. T., & Azevedo, J. L. (2018) Bioinformática: Guia básico de princípios e práticas de análise de DNA. Editora UEM.
Freitas, G. J., Gouveia-Eufrasio, L., Emidio, E. C., Carneiro, H. C., de Matos Baltazar, L., Costa, M. C., ... & Santos, D. A. (2022). The Dynamics of Cryptococcus neoformans Cell and Transcriptional Remodeling during Infection. Cells, 11(23), 3896.
The Linux command line for beginners. https://ubuntu.com/tutorials/command-line-forbeginners#1-overview
Eddy, S. R. (2009). A new generation of homology search tools based on probabilistic inference. In
Genome Informatics 2009: Genome Informatics Series Vol. 23 (pp. 205-211). Montforts, M. H., & Keen, P. L. (2011). Antimicrobial resistance in the environment. John Wiley &
Sons. Zhang, A. N., Gaston, J. M., Dai, C. L., Zhao, S., Poyet, M., Groussin, M., ... & Zhang, T. (2021).
An omics-based framework for assessing the health risk of antimicrobial resistance genes. Nature communications, 12(1), 4765.
Feldgarden, M., Brover, V., Haft, D. H., Prasad, A. B., Slotta, D. J., Tolstoy, I., ... & Klimke, W. (2019). Validating the AMRFinder tool and resistance gene database by using antimicrobial
resistance genotype-phenotype correlations in a collection of isolates. Antimicrobial agents and chemotherapy, 63(11), e00483-19.


Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Coodenadores:
Prof. Daniel de Assis Santtos
Pós-doutorando Daniel Santana de Carvalho
Pós-doutoranda Ludamila Gouveia Eufrásio

Tópicos Especiais em Microbiologia - Probióticos (MIC836)

Ementa: Histórico e estado da arte do tema probióticos, desde o histórico, isolamento de linhagens probióticas até os ensaios clínicos e suas aplicações nos diversos ecossistemas (bucal, gastrointestinal, geniturinário, respiratório e cutâneo). Além disso, abordar o uso de probióticos em seres humanos e outros animais e o tema na era da genômica (probióticos modificados geneticamente e probiogenômica), probióticos de nova geração, e as variações de probióticos (simbióticos, posbióticos e psicobióticos).

Bibliografia:
- Artigos científicos da área
- Teitelbaum JE, Walker WA. Nutritional impact of pre- and probiotics as protective gastrointestinal organisms. Annu Rev Nutr. 22:107-138, 2002. doi: 10.1146/annurev.nutr.22.110901.145412.
- Ozen M, Dinleyici EC. The history of probiotics: the untold story. Benef Microbes 6(2): 159-165, 2015. doi: 10.3920/BM2014.0103.
- Krawczyk RT, Banaszkiewicz A. Dr. Józef Brudzi?ski - the true 'Father of probiotics'. Benef Microbes 12(3): 211-213 2021. doi: 10.3920/BM2020.0201.
- Vieira AT, Teixeira MM, Martins FS. The role of probiotics and prebiotics in inducing gut immunity. Front Immunol. 4:445, 2013. doi: 10.3389/fimmu.2013.00445.
- Sanders ME, Merenstein DJ, Reid G, Gibson GR, Rastall RA. Probiotics and prebiotics in intestinal health and disease: from biology to the clinic. Nat Rev Gastroenterol Hepatol 16(10):605-616, 2019. doi: 10.1038/s41575-019-0173-3.
- Salminen S, Collado MC, Endo A, Hill C, Lebeer S, Quigley EMM, Sanders ME, Shamir R, Swann JR, Szajewska H, Vinderola G. The International Scientific Association of Probiotics and Prebiotics (ISAPP) consensus statement on the definition and scope of postbiotics. Nat Rev Gastroenterol Hepatol 18(9):649-667, 2021. doi: 10.1038/s41575-021-00440-6
- De Filippis F, Esposito A, Ercolini D. Outlook on next-generation probiotics from the human gut. Cell Mol Life Sci 79(2):76, 2022. doi: 10.1007/s00018-021-04080-6.
- Czerucka D, Rampal P. Diversity of Saccharomyces boulardii CNCM I-745 mechanisms of action against intestinal infections. World J Gastroenterol 25(18):2188-2203, 2019. doi: 10.3748/wjg.v25.i18.2188.
- Palma ML, Zamith-Miranda D, Martins FS, Bozza FA, Nimrichter L, Montero-Lomeli M, Marques ET Jr, Douradinha B. Probiotic Saccharomyces cerevisiae strains as biotherapeutic tools: is there room for improvement? Appl Microbiol Biotechnol 99(16):6563-70, 2015. doi: 10.1007/s00253-015-6776-x.
- Ma J, Lyu Y, Liu X, Jia X, Cui F, Wu X, Deng S, Yue C. Engineered probiotics. Microb Cell Fact 21(1):72, 2022. doi: 10.1186/s12934-022-01799-0.
- Lugli GA, Longhi G, Alessandri G, Mancabelli L, Tarracchini C, Fontana F, Turroni F, Milani C, Di Pierro F, van Sinderen D, Ventura M. The Probiotic Identity Card: A Novel "Probiogenomics" Approach to Investigate Probiotic Supplements. Front Microbiol 12:790881, 2022. doi: 10.3389/fmicb.2021.790881.
- Yu Y, Dunaway S, Champer J, Kim J, Alikhan A. Changing our microbiome: probiotics in dermatology. Br J Dermatol 182(1):39-46, 2020. doi: 10.1111/bjd.18088.
- Zheng J, Wittouck S, Salvetti E, Franz CMAP, Harris HMB, Mattarelli P, O'Toole PW, Pot B, Vandamme P, Walter J, Watanabe K, Wuyts S, Felis GE, Gänzle MG, Lebeer S. A taxonomic note on the genus Lactobacillus: Description of 23 novel genera, emended description of the genus Lactobacillus Beijerinck 1901, and union of Lactobacillaceae and Leuconostocaceae. Int J Syst Evol Microbiol 70(4):2782-2858, 2020. doi: 10.1099/ijsem.0.004107.
- Furlaneto F, Ishikawa KH, Messora MR, Mayer MPA. Probiotics During the Therapeutic Management of Periodontitis. Adv Exp Med Biol 1373:353-375, 2022. doi: 10.1007/978-3-030-96881-6_19.
- Beattie RE. Probiotics for oral health: a critical evaluation of bacterial strains. Front Microbiol. 15:1430810, 2024. doi: 10.3389/fmicb.2024.1430810.
- Haranahalli Nataraj B, Behare PV, Yadav H, Srivastava AK. Emerging pre-clinical safety assessments for potential probiotic strains: a review. Crit Rev Food Sci Nutr 11:1-29, 2023. doi: 10.1080/10408398.2023.2197066.
- Merenstein D, Pot B, Leyer G, Ouwehand AC, Preidis GA, Elkins CA, Hill C, Lewis ZT, Shane AL, Zmora N, Petrova MI, Collado MC, Morelli L, Montoya GA, Szajewska H, Tancredi DJ, Sanders ME. Emerging issues in probiotic safety: 2023 perspectives. Gut Microbes 15(1):2185034, 2023. doi: 10.1080/19490976.2023.2185034.
- Koen Venema and Ana Paula do Carmo. (Org.). Probiotics and Prebiotics: Current Research and Future Trends. 1 ed. Portland: Caister Academic Press, 2015.
- Joel Faintuch e vários colaboradores. (Org.). Microbioma, Disbiose, Probióticos e Bacterioterapia. 1 ed. Barueri: Manole, 2017.
https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-and-prebiotics-english-2023.pdf
- https://www.frontiersin.org/research-topics/5133/next-generation-probiotics-from-commensal-bacteria-to-novel-drugs-and-food-supplements

Carga horária: 45
Créditos: 03
Coordenador: Prof. Flaviano dos Santos Martins

Tópicos Especiais em Microbiologia: Microrganismos emergentes: Arborviroses (MIC836)

Carga horária: 45hs
Créditos: 3
Coordenadoras:
Jordana Grazziela Alves Coelho dos Reis
Daniele da Glória de Souza
Giliane de Souza Trindade

Tópicos Especiais em Microbiologia: Microrganismos emergentes: Bacteriologia (MIC836)

Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos, moleculares e de patogenicidade do grupo de bactérias gram-negativas. Discussão dos fatores de virulência e de mecanismos de resistência de enterobacteriaceas, com ênfase no grupo ESKAPE.

Bibliografia: artigos científicos, selecionados pelos próprios estudantes.

Carga horária: 45hs
Créditos: 3
Coordenadores:
Profa. Daniele da Glória de Souza
Prof. Caio Tavares Fagundes

Tópicos Especiais em Microbiologia - Inovação, Empreendedorismo e Mercado em Biotecnologia (MIC836)

Ementa: Inovação. Propriedade Intelectual. Captação de recursos para PD&I. Empreendedorismo: CANVAS; Plano de Negócios e Pitch. Mercado de Capitais. Mercado de trabalho: evolução das profissões; hard skills x soft skills.
Tendências e oportunidades de negócios em ciências da vida.

Bibliografias: Inovação e Empreendedorismo. John Bessant (Autor), Joe Tidd (Autor), Francisco Araújo da Costa. Editora:
Bookman; Edição: 3 (22 de julho de 2019). ISBN-10: 858260517X. 526 páginas;
Empreendedorismo. Robert D. Hisrich (Autor), Michael P. Peters (Autor), Dean A. Shepherd (Autor), Francisco
Araújo da Costa. Editora: AMGH; Edição: 9 (20 de fevereiro de 2014). ISBN-10: 8580553326. Capa comum: 480
páginas.
A startup enxuta. Eric Ries. Editora: Leya; Edição: 1 (1 de maio de 2012). ISBN-10: 8581780040. Capa comum: 288
páginas
Marco Legal da Inovação. 2018. Vários Autores (Autor). Editora: Lumen Juris (16 de abril de 2018). ISBN-10:
8551906151. Capa comum: 320 páginas
O Desafio da Inovação. 2013. Vijay Govindarajam. Editora: Elsevier; Edição: 1ª. ISBN-10: 8535274642. Capa
comum: 216 páginas
Gestão da Inovação. 2015. Joe Tidd; John Bessant; Félix Nonnenmacher; Gustavo Arthur Matte. Editora:
Bookman; Edição: 5. ISBN-10: 8582603061. Capa comum: 648 páginas.
Inovação na Gestão da Saúde. Clayton M. Christensen. Ano: 2008. Edição: 1. Editora: Grupo A Selo: Bookman.
Páginas: 422. ISBN: 9788577803934.
INOVAÇAO TECNOLOGICA. RONALD CARRETEIRO. Editora: LTC Edição 1a. 2009. Nº de Páginas: 180. ISBN:
8521616724.
O Quadrante de Pasteur: a Ciência Básica e a Inovação Tecnológica. 2005. Donald Stokes. Editora: Editora da
Unicamp; Edição: 1ª ISBN-10: 8526807021.Capa comum: 248 páginas.
Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Geciane Silveira Porto. 2013. Editora Elsevier. ISBN: 9788535272741.
Propriedade intelectual e transferência de tecnologia. 2012. Patrícia Aurélia Del Nero. Editora: Fórum; Edição: 1.
Capa comum: 353 páginas. ISBN-10: 8577004023.
Manual De Propriedade Intelectual: Direito de Autor, Direito da Propriedade Industrial, Direitos Intelectuais sui
Generis (2014). Liliana Minardi Paesani. Editora: Atlas; Edição: 2ª. Capa comum: 184 páginas. ISBN-10:
8597002034.
Contrato Internacional De Transferência De Tecnologia: Patente & Know-how (1997). Maurício Curvelo De
Almeida Prado .
A análise econômica do direito e a regulação do mercado de capitais. 2014. JAKOBI, K. B.; RIBEIRO, M.C.P. São
Paulo: Atlas.
Mercado de capitais. 2019. PINHEIRO, J.L. Rio de Janeiro: Atlas.
Empreendedorismo universitário. 2019. SILVA, A.L. Jundiaí: Paco Editorial.
Projetos de inovação tecnológica: planejamento, formulação, avaliação, tomada de decisões. 2009. WEISZ, J.
Brasília:IEL, 175 p.
Agronegócios gestão, inovação e sustentabilidade. 2019. ZUIN, L.F.S.; QUEIROZ, T.R. São Paulo: Saraiva.
Competindo Pelo Futuro. 2005. HAMEL, C.K.P.G.. São Paulo: Campus.
Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 1997.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Rio de Janeiro: Campus, xv, 358p.
A dimensão espacial do sistema nacional de inovação e seus impactos regionais na economia brasileira. 2014.
SANTOS, U.P.; ALBUQUERQUE, E.M.
O grande milkshake e os canudinhos mentais. 2006. SZKLO, H.. São Paulo: Via Letera.
Textos diversos selecionados disponibilizados nas ferramentas Moodle ou TEAMS

Carga horária: 45hs
Créditos: 3
Coordenador: Prof. Junio Cota Silva

Tópicos Especiais em Microbiologia - Introdução a inferências filogenéticas aplicadas ao estudo dos microorganismos (MIC836A)

Conceitos básicos de evolução molecular. Sequenciamento de ácidos nucléicos. Bancos de dados biológicos, busca de sequências por similaridade, alinhamento de sequências nucleotídicas. Conjuntos de dados e análise de qualidade de sequências. Métodos de reconstrução filogenética: métodos de distância, parcimônia, verossimilhança e análise bayesiana, modelos de evolutivos, testes de confiança. Análises de recombinação e seleção. Estimativa de parâmetros evolutivos

Carga horária: 45h
Créditos: 3
Coordenadora: Profa. Betânia Paiva Drumond

Tópicos Especiais: Isolamento e identificação de microrganismos: bases para taxonomia (MIC836B)

Ementa: A disciplina MIC836 A com 30 h/a tem como objetivo abordar de forma específica a taxonomia morfológica e molecular, filogenia, análises de sequências, evolução e índices de diversidade de fungos.

Bibliografia: Alexopoulos, C.J. & Mims, C.E. 1996. Introductory mycology. 4 ed. John Wiley & Sons, Inc. New York.
Kirk, P.M., Cannon, P.F., Minter, D.W. & Stalpers, J.A. 2011. Dictionary of the Fungi. 10 ed. CAB International, Wallingford, 771 p.
Magurran AE. (2011). Measuring Biological Diversity. Blackwell Science: USA, 256p.
Mueller, G.M., Bills, G.F., Foster, M.S. 2004. Biodiversity of Fungi: Inventory and Monitoring Methods. Elsevier Academic Press, UK, 777p.

Sítios:
www.mycobank.org
http://www.indexfungorum.org
www.straininfo.net
http://folk.uio.no/ohammer/past/
http://www.megasoftware.net/


Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
Coordenador: Prof. Luiz Henrique Rosa

Tópicos Transversais Pós-Graduação II: Aplicações biotecnológicas do modelo invertebrado C. elegans. (NAP801)

Ementa: Aplicações biotecnologicas do modelo invertebrado C. Elegans.

Bibliografia: Artigos científicos recentes sobre o tópico de cada aula.

Carga horária: 30
Créditos: 2

Tópicos Transversais da Pós-graduação II (NAP802)

Ementa: Disciplina ofertada por diferentes programas de pós-graduação, com oferta gerenciada pelo Núcleo de Apoio à Pós-Graduação (NAPG) do ICB. As disciplinas possuem matrículas abertas para todos os cursos de PG do ICB-UFMG e permitem ao aluno uma formação transversal.

Bibliografia: Artigos científicos recentes sobre o tópico de cada aula.

Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Coordenadores: orientadores do Programa