Normas internas

NORMAS INTERNAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
MICROBIOLOGIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO

As normas internas do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia têm a finalidade de regulamentar e complementar o Regulamento Interno.

Capítulo I
Do Mestrado

Seleção

A Comissão de Seleção para o Mestrado é designada pelo Colegiado, específica para cada entrada, sendo composta por quatro membros titulares e dois suplentes, permanecendo, sempre que possível, dois membros titulares da última seleção. A Comissão é responsável pela solicitação das questões aos professores e posterior seleção para a elaboração da prova, aplicação, distribuição das questões para correção, análise dos curricula, lançamento dos resultados, divulgação dos nomes dos candidatos aprovados para a entrevista e do resultado final. No dia da inscrição, será entregue ao candidato um número com o qual ele identificará as provas de conhecimentos básicos em Microbiologia e Inglês.

A seleção ao Mestrado para candidatos provenientes do Exterior vinculados a Programas específicos, como Mercosul, que concedam bolsas de estudo deverá ser feita, deverá ser feita por Comissão indicada pelo Colegiado em conjunto com o futuro orientador, de acordo com as normas estabelecidas peka UFMG e pelas agências financiadoras.

Disciplinas

O aluno de Mestrado do Programa deverá receber do orientador informações sobre as disciplinas que deverá cursar. Com a anuência do orientador, o aluno fará sua matrícula todos os semestres, entregando na secretaria o requerimento próprio, uma cópia da quitação da Contribuição do Fundo de Bolsa e o formulário das atividades semestrais propostas (Anexo 1)

Projeto

Seis (6) meses, no máximo, após a matrícula no Programa, o orientador deverá encaminhar três cópias do projeto de dissertação do aluno ao Colegiado, acompanhado de ofício sugerindo a composição da banca debatedora (um membro titular e um suplente) e a data da defesa com, pelo menos, 20 dias de antecedência. Após a aprovação da composição da Banca Debatedora pelo Colegiado, o projeto será encaminhado pela Secretaria do Programa para a banca examinadora com, pelo menos, dez dias de antecedência em relação à apresentação oral. A avaliação do projeto será realizada em sessão pública, presidida pelo orientador, tendo o mestrando 30 minutos para a apresentação oral, e o membro da banca debatedora 30 minutos para a argüição. Os membros da banca preencherão formulário específico e assinarão a ata de apresentação do projeto.

Defesa

Após a conclusão da dissertação, o orientador deverá encaminhar um ofício ao Colegiado sugerindo a composição da Banca Examinadora (dois titulares e um suplente) e a data da defesa com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Se possível, o titular da Banca Debatedora do projeto deverá participar como titular da Banca Examinadora da dissertação, sendo que o outro membro titular deverá preferencialmente ser um membro externo à UFMG. Após a aprovação da composição da Banca Examinadora pelo Colegiado, um exemplar da dissertação será encaminhado para o suplente, que terá 10 dias para encaminhar à Secretaria do Programa um parecer sobre a viabilidade de defesa. Se o parecer for favorável, com ou sem sugestões, quatro cópias da dissertação deverão ser entregues na Secretaria do Programa, que as encaminhará para a Banca Examinadora quinze dias, pelo menos, antes da data prevista para a defesa. A sessão de defesa será presidida pelo orientador, cabendo ao mestrando 50 minutos para a apresentação oral, seguida de 30 minutos de argüição para cada membro da banca. Concluída a defesa, os membros da banca preencherão formulário específico (Anexo 2) e assinarão a ata da sessão. O aluno receberá a declaração de conclusão quando entregar a versão final da dissertação.

Diploma

A dissertação deverá ser corrigida no prazo de um mês. Para a expedição do diploma, além da taxa estabelecida pela UFMG, deverão ser entregues na Secretaria do Programa, juntamente com os demais documentos (Anexo 4), três cópias encadernadas de capa dura, com inscrição lateral de autor, numeração específica da Pós-Graduação e ano de defesa conforme modelo do Anexo 3 e um CD com a dissertação. Após este procedimento, será entregue a declaração de conclusão da dissertação. A expedição diploma deverá, preferencialmente, ser solicitado até seis meses após a data da defesa da dissertação.

Capítulo II
Do Doutorado

Seleção

A seleção ao Doutorado será feita em fluxo contínuo conforme o Edital. Para a seleção ao Doutorado, o futuro orientador deverá encaminhar ao Colegiado toda a documentação solicitada no edital, acompanhada de ofício sugerindo a composição da Comissão Examinadora (dois membros titulares, sendo um dos titulares externo à UFMG e um suplente), com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias à data da seleção. Após a aprovação da composição da Comissão Examinadora pelo Colegiado, o projeto e o currículo do candidato serão encaminhados à Comissão Examinadora pela Secretaria do Programa com, pelo menos, vinte dias de antecedência à data da seleção. Antes da apresentação do projeto o candidato deverá fazer a prova de segunda língua estrangeira que será eliminatória.

A mudança de nível de Mestrado para Doutorado sem defesa de dissertação deverá ser solicitada pelo orientador e a avaliação de sua pertinência será feita pelo Colegiado.

A seleção para o Doutorado direto poderá ser feita por candidatos que não possuam o título de Mestrado. Neste caso, será avaliado pelo Colegiado se o candidato apresenta trabalho equivalente, ou atividades desenvolvidas que substituam a etapa do Mestrado, julgando a pertinência do pedido.

A seleção ao Doutorado para candidatos provenientes do Exterior vinculados a Programas específicos, como Mercosul, que concedam bolsas de estudo deverá ser feita, deverá ser feita por Comissão indicada pelo Colegiado em conjunto com o futuro orientador, de acordo com as normas estabelecidas peka UFMG e pelas agências financiadoras.

Projeto

A apresentação do projeto de doutorado em sessão pública, presidida pelo Coordenador do Curso, será de 30 minutos, seguida de argüição pela Comissão Examinadora, em sessão fechada, com tempo de 30 minutos para cada membro da Comissão, devendo estar presente o orientador, com direito a voz. Os membros da banca preencherão formulário específico e assinarão ata da seleção. Se houver mudança significativa em relação ao projeto apresentado, o aluno deverá reapresentá-lo na forma escrita e fazer uma nova apresentação oral para a Comissão Examinadora, em sessão fechada.

Disciplinas

O aluno de Doutorado do Programa deverá receber do orientador informações sobre as disciplinas que deverá cursar. Com a anuência do orientador, o aluno fará sua matrícula todos os semestres, entregando na secretaria o requerimento de matrícula, uma cópia da quitação da Contribuição para o Fundo de Bolsa, e o formulário das atividades semestrais propostas (Anexo 1).

Qualificação

Decorridos, no máximo, 24 meses do ingresso do aluno no Programa, o orientador deverá encaminhar quatro cópias do relatório parcial de tese ao Colegiado, acompanhado de ofício sugerindo a composição da Comissão Examinadora para Qualificação (dois membros titulares, sendo um interno e outro externo à UFMG, e um suplente). Pelo menos um dos titulares deverá, preferencialmente, ser escolhido dentre os membros da Comissão Examinadora da defesa do projeto. Após a aprovação da composição da Comissão Examinadora pelo Colegiado, o relatório parcial será encaminhado à Comissão Examinadora pela Secretaria do Programa vinte dias, pelo menos, antes da data prevista para o exame de qualificação, a se realizar em sessão pública presidida pelo Coordenador do Curso. O aluno terá 50 minutos para apresentação de seus dados, seguindo-se argüição pela Comissão Examinadora, em sessão fechada, com tempo de 30 minutos para cada membro da mesma. O orientador poderá estar presente, sem direito a voz, durante a arguição no Exame de Qualificação, que versará sobre conhecimentos teóricos e metodológicos do estudante e discussão dos resultados obtidos até então. Os membros da Comissão preencherão formulário específico e assinarão ata da reunião.

Caso o relatório parcial para o exame de qualificação não seja encaminhado dentro do prazo estabelecido, o orientador deverá apresentar uma justificativa ao Colegiado, que deverá ser julgada pelo Órgão, para as medidas cabíveis.

Defesa

Após a conclusão do trabalho, o orientador deverá encaminhar ofício ao Colegiado sugerindo seis nomes para a composição da Banca Examinadora, a ser constituída de, no mínimo, dois membros titulares externos à UFMG, e um suplente externo, podendo ser do quadro da UFMG dois membros titulares e um membro suplente, que será o relator. Nesse ofício, com pelo menos 45 dias de antecedência, será indicada a data da defesa. Pelo menos um dos titulares deverá, preferencialmente, ser escolhido dentre os membros da Comissão Examinadora de defesa do Projeto ou de Qualificação. Após a aprovação da composição da Banca Examinadora pelo Colegiado e pela Câmara de Pós-Graduação, um exemplar da tese será encaminhado para o suplente/relator, que terá 15 dias para encaminhar um parecer quanto à viabilidade de defesa. Se o parecer for favorável, com ou sem sugestões, deverão ser entregues na Secretaria do Programa oito cópias da tese, que as encaminhará aos membros da Banca Examinadora, pelo menos vinte dias antes da data prevista para a defesa. A apresentação, em sessão pública, presidida pelo Orientador do aluno, será de 50 minutos, seguida de argüição pela Banca Examinadora, x com um tempo de 30 minutos para cada membro. Ao término da sessão, os membros da banca preencherão formulário específico (Anexo 2) e assinarão ata da defesa. O aluno receberá a declaração de conclusão do Curso quando entregar a versão final da tese.

Se o aluno não tiver trabalho publicado ou aceito como primeiro autor, em ofício ao Colegiado o orientador terá que solicitar autorização para a realização da defesa em condição de excepcionalidade, apresentar carta(s) de submissão do(s) trabalho(s) e data(s) prevista(s) para publicação (que não poderá exceder 12 meses).

Diploma

A tese deverá ser corrigida dentro do prazo de um mês, e três cópias encadernadas (de capa dura, com inscrição lateral de autor, numeração específica da Pós-Graduação e ano de defesa (Anexo 3) deverão ser entregues na Secretaria do Programa, juntamente com os demais documentos solicitados para a expedição do diploma (Anexo 4), incluindo a taxa para expedição e um CD com a tese. Após este procedimento, será entregue a declaração de conclusão da tese. A expedição diploma deverá, preferencialmente, ser solicitado até doze meses após a data da defesa da tese, tendo como exigência também o aceite definitivo de um trabalho publicado.

Das Excepcionalidades

Todos os casos inerentes a estas normas considerados de excepcionalidade, incluindo-se aqueles relativos a pesquisas de divulgação reservada, serão analisados e definidos pelo Colegiado.

Capítulo III
Da Redação

Projeto

O projeto será composto dos seguintes tópicos: Folha de rosto, com título e outros dados que identifiquem o trabalho e autoria, , Sumário, Resumo, Introdução, Justificativa, Objetivos, Materiais e métodos, Referências bibliográficas, Cronograma e Orçamento.

Relatório Parcial de Tese Para Exame de Qualificação

O relatório parcial será composto dos seguintes tópicos: Folha de rosto, com título e outros dados que identifiquem o trabalho e autoria , Sumário, Resumo, Introdução, Justificativa, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados parciais, Conclusões parciais, Referências bibliográficas, Etapas a serem desenvolvidas e perspectivas, Cronograma e Atividades desenvolvidas no período (publicações, comunicações em eventos, participação em cursos, dentre outras)

Dissertação e Tese

A tese ou dissertação será composta dos seguintes tópicos: Folha de rosto, com título e outros dados que identifiquem o trabalho e autoria, Sumário, Lista de tabelas, Lista de figuras, Resumo, Abstract, Introdução, Justificativa, Objetivos, Materiais e métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Referências bibliográficas, Anexos (se necessários), Publicações e manuscrito(s) submetidos.

Tese Alternativa

A tese alternativa será composta dos seguintes tópicos: Folha de rosto, com título e outros dados que identifiquem o trabalho e autoria, Sumário, Resumo, Abstract , Introdução, Trabalhos publicados ou aceitos, numa seqüência lógica, Discussão integrada dos trabalhos, Conclusões, Referências bibliográficas relativas à Introdução e Anexos (se necessários) Os artigos publicados referentes aos dados da tese, neste caso deverão ser no mínimo dois, sendo o discente em pelo menos em um o primeiro autor. Os artigos deverão estar publicados em revista com índice de impacto no JCR maior que 1.

Observação: Apesar maior simplicidade aparente, a tese alternativa nem sempre é a maneira mais fácil de se apresentar os dados da parte experimental de uma tese de Doutorado. Dependendo da maneira com a qual os dados foram publicados, a discussão integrada dos diversos artigos pode ser difícil. O estudante deverá, portanto, analisar com cuidado a lógica da seqüência dos artigos publicados antes de optar para uma das duas modalidades. Esta modalidade só se aplica se os trabalhos já foram publicados ou estão no prelo.

Do Conteúdo dos Tópicos

Capa

Na lateral deve constar o nome do autor, numeração específica da Pós-Graduação e ano de defesa. Na parte da frente deve constar o nome do autor, centrado na parte superior da página e o título centrado na página, conforme anexo 3. A capa deverá ser dura, nas cores azul para as de Doutorado e verde para as de Mestrado, ambos com letras douradas.

Formatação

O papel a ser utilizado é o A4, com fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12 para o texto, com espaçamento entre linhas de 1,5. A numeração das páginas na Dissertação e Tese será de Sumário até “Summary” com algarismos romanos e de Introdução até Anexos com algarismos arábicos.

Folha de rosto

A folha de rosto deverá conter:

a. Nome do pós-graduando, centrado na parte superior da folha.
b. Título centrado na página.
c. A direita: Tese (ou Dissertação) apresentada no Programa de Pós-graduação em Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor (ou Mestre) em Microbiologia.
d. O nome do orientador (e co-orientadores, se necessário).
e. Belo Horizonte e o ano em que a tese (ou dissertação) está sendo defendida, centrados na porção inferior da página.

Resumo

O resumo deverá ser o mais sintético possível sem, contudo, perder da clareza, abordando o estado da arte, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. O limite máximo é de 250 palavras. Não deverá conter referências bibliográficas, e deverão ser incluídas 3 a 6 palavras-chave.

“Abstract”

O “Abstract” é composto da tradução para o Inglês do resumo em Português, incluindo as palavras-chave.

Introdução

A introdução deve ser centrada somente no assunto e nos objetivos da dissertação ou tese e mostrar um bom conhecimento do problema, com citações de referências atualizadas, clássicas e fundamentais. O final da Introdução deve permitir uma transição lógica e clara para os objetivos.

Justificativa

A justificativa deve ressaltar a relevância do tema abordado no trabalho.

Objetivos

São constituídos de um Objetivo Geral e de Objetivos Específicos. O Objetivo Geral tem uma estrutura similar ao Título com um pouco mais de desenvolvimento. Os Objetivos Específicos devem ser apresentados de maneira a explicitar claramente os passos ou etapas pretendidas dentro do Objetivo Geral.

Materiais e Métodos

As informações contidas devem ser suficientes para permitir ao leitor repetir os experimentos descritos, apresentado uma descrição clara da metodologia e materiais utilizados, sem justificar ou discutir os mesmos. Deve ser organizado em sub-títulos e apresentado de tal forma que o capítulo seguinte, Resultados, possa ser interpretado de forma coerente com a metodologia apresentada. Quando seres humanos ou animais de experimentação forem utilizados, a aprovação do(s) respectivo(s) Comitê(s) de Ética e o Guia de Manutenção e Manejo de Animais de Laboratório utilizado devem ser mencionados. Quando organismos geneticamente modificados forem empregados o projeto deve ter sido submetido à CTNBio, pela CIBIO.

Resultados

Os resultados devem ser somente descritos, sem entrar em discussão ou comparação. É preferível que a citação no texto de uma tabela ou figura seja imediatamente seguida da mesma, para facilitar a leitura pelo examinador.

Discussão

Os resultados apresentados devem ser discutidos e comparados com os dados relacionados disponíveis na literatura. Hipóteses podem ser levantadas, desde que no modo condicional. Afirmações devem ser feitas somente quando fundamentadas em dados incontestáveis. Críticas ao próprio trabalho e perspectivas são importantes neste capítulo.

Conclusões

As conclusões se referem somente aos resultados obtidos. Devem ter um caráter geral, baseado somente naquilo que os dados obtidos permitem concluir. Deve haver uma coerência entre as conclusões e os objetivos propostos no início do trabalho.

Cronograma

Deve ser apresentado na forma de quadro, com previsão mensal, bimestral ou trimestral de cada etapa do desenvolvimento da dissertação ou tese.

Referências bibliográficas

Serão apresentadas em ordem alfabética. Uma boa referência bibliográfica deve conter informações suficientes para que um artigo citado seja encontrado sem dificuldade, em qualquer biblioteca. Referências de referências (APUD) devem ser evitadas, dentro do possível. Devem ser seguidas as normas da ABNT.

Legendas de figuras e tabelas

Devem ser autoexplicativas (mas somente com o essencial), mesmo se a metodologia já foi descrita no capítulo Material e Métodos. Deverão ser numeradas e apresentadas na ordem de citação no texto.

Orçamento

O orçamento deverá ser incluído apenas no projeto e deverá conter toda a previsão de gastos do projeto apresentado e as possíveis fontes de financiamento.

Capítulo IV
Dos Critérios para o Preenchimento das Vagas

Disciplinas isoladas

Somente poderão preencher as vagas em disciplinas isoladas os estudantes que apresentarem justificativa adequada e que, segundo avaliação do professor-coordenador, pelo CV e histórico escolar, tiverem plenas condições de acompanhar a disciplina com o grupo. Cada disciplina poderá ter, no máximo, 10% dos estudantes em matrícula isolada, em relação ao número total de alunos regulares matriculados.

O Programa não tem a obrigação de oferecer disciplinas isoladas, e as solicitações poderão ser suspensas no início do semestre.

Disciplinas eletivas

Somente poderão preencher as vagas em disciplinas eletivas os estudantes de cursos de Pós-Graduação que apresentarem justificativa adequada e que, segundo avaliação do professor-coordenador, pelo CV e histórico escolar, tiverem plenas condições de acompanhar a disciplina com o grupo. Mesmo havendo vagas, cada disciplina poderá ter, no máximo, 20% dos estudantes em matrículas eletivas e isoladas, em relação ao número total de alunos regulares matriculados. A prioridade será dada aos alunos de cursos que recebem alunos do Programa de Microbiologia.

Capítulo V
Das Atividades do Programa

Fórum de Microbiologia

O Colegiado designará, a cada ano, uma Comissão para organização do Fórum de Microbiologia, e o Evento ocorrerá todo ano entre março e abril. O Fórum tem como finalidade a integração das diferentes áreas da Microbiologia no Programa e a exposição de seu trabalho no âmbito da Instituição. Será composto de apresentação de trabalhos das pesquisas vinculadas ao programa, na forma de pôsteres, apresentações orais e seminários. Os resumos deverão ser encaminhados à Comissão, conforme orientação dada pelo Colegiado. Dentre os resumos apresentados, serão selecionados os trabalhos para a apresentação oral.

Avaliação Interna Anual do Programa

Anualmente, entre o mês de novembro e dezembro, será feita uma avaliação do Programa, buscando-se medir sua eficiência e dar suporte para avaliação do credenciamento dos docentes. A avaliação será feita por uma Comissão Examinadora externa, designada pelo Colegiado, composta de, pelo menos, três membros.

Os orientadores serão convidados a fazer uma breve exposição de suas atividades no Programa no ano vigente (10 minutos), apresentando dados relativos ao número de alunos orientados, número de alunos titulados, linha de pesquisa e resultados, produção cientifica, e outras informações que julgarem pertinentes. A Secretaria disponibilizará todos os dados referentes ao Programa. Será solicitada à Comissão uma avaliação na forma de Relatório, baseada no cenário apresentado, tendo em vista o contexto nacional. O relatório da Comissão será analisado pelo Colegiado, que indicará a eventual necessidade de implementação de medidas, ainda no ano vigente, para melhoria do Programa, para o próximo ano.



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