Mestrado Profissional - Linhas de Pesquisa

(i) Biotecnologia de Alimentos, Ambiental e de Ambientes Especiais

Utilização de micro-organismos em processos de biorremediação, produção de probióticos e sua avaliação em diferentes modelos e ecossistemas animais e humanos. Avaliação e emprego de micro-organismos e seus produtos na fabricação, conservação e deterioração de alimentos. Pesquisa e desenvolvimento de métodos para o controle higiênico-sanitário.

(ii) Biotecnologia Industrial e de Vacinas

Pesquisa, desenvolvimento e utilização de micro-organismos, micro-organismos recombinantes e seus produtos em processos industriais, tais como: produção de biocombustíveis, vacinas, cosméticos, enzimas, fármacos, processos de aferição de controle de qualidade, produção de vacinas e avaliação de novos carreadores e adjuvantes como nanotubos de carbono e outras moléculas sintéticas.

(iii) Compostos antimicrobianos naturais e sintéticos

Desenvolvimento, caracterização, avaliação e aplicação de compostos naturais e sintéticos com ação antimicrobiana, visando à inovação biotecnológica.

(iv) Diagnóstico microbiológico e epidemiologia

Uso da biotecnologia na pesquisa, desenvolvimento e validação de métodos analíticos, visando ao diagnóstico e ao controle de micro-organismos.

Clique para acessar Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Instituto de Ciências Biológicas - e-mail: colposmicrob@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG - Cx Postal 486 / Telefax: (00xx31) 3409-2728