Mestrado Profissional - Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso de Mestrado Profissional em Microbiologia será definida por área de concentração Microbiologia Aplicada.

§ único: As disciplinas serão classificadas em obrigatórias e optativas.

As disciplinas poderão ser ministradas com diferentes recursos didáticos, incluindo preleção, seminário, discussão em grupo, trabalhos práticos ou outros procedimentos julgados pertinentes, peculiares a cada área.

§ único: Em caráter excepcional, e a juízo do Colegiado, poderão ser consideradas como atividades acadêmicas aquelas desenvolvidas na modalidade à distância.

A escolha das disciplinas a serem cursadas pelo discente será realizada após a audiência e com anuência do orientador, levando em consideração o campo da Microbiologia de interesse do estudante e a linha de pesquisa a que se dedicará.

O discente deverá, obrigatoriamente, obter um número mínimo de 20 (vinte) créditos para o Mestrado.

Caberá ao Colegiado avaliar e referendar a composição de disciplinas curriculares do discente, encaminhada com o aval do orientador, tendo em vista o equilíbrio dos fatores interligados necessários para o bom desenvolvimento do curso e aproveitamento do discente.

O número de créditos para a titulação serão sete (7) créditos obrigatórios e oito (8) créditos optativos, e, cinco (5) créditos para o desenvolvimento do projeto de conclusão de curso, treinamentos práticos, entre outros, totalizando 20 créditos.

Disciplinas obrigatórias:


Controle de qualidade (2 créditos)
Inovação tecnológica, política industrial e legislação (2 créditos)
Microbiologia Aplicada a Biotecnologia (3 créditos).

Todos os créditos obrigatórios visam o desenvolvimento de produtos e/ou processos e técnicas voltados à área profissional da Microbiologia.

Ementas das disciplinas obrigatórias


Controle de qualidade - 2 créditos

História da Evolução da Qualidade; Princípios gerais do controle de qualidade microbiológico; Padrões de qualidade; Sistemas de controle de qualidade; Métodos de Melhoria da Qualidade; Padronização e Normatização; Normas de Qualidade (ISO); Normatização Ambiental (ISO 14000); Organização, planejamento, implantação e avaliação de programas de controle de qualidade nas diferentes áreas da Microbiologia.

Inovação tecnológica, política industrial e legislação - 2 créditos

Conceitos básicos de inovação e seu papel na competividade. Importância da difusão tecnológica. Marcos Regulatórios da inovação e da ciência e tecnologia: biossegurança, lei da inovação, comitês de ética, lei da propriedade intelectual, patrimônio genético. Biotecnologia e Inovação

Microbiologia Aplicada a Biotecnologia - 3 créditos.

Introdução à Microbiologia e Bioquímica Microbiana e biologia molecular. Campos de atuação da Biotecnologia e aplicações. Avaliação e estudo dos recentes avanços em bioinformática e biologia molecular no desenvolvimento da biotecnologia.

Ementas das disciplinas optativas


Planejamento e análises de ensaios aplicados à microbiologia

A disciplina objetiva instrumentalizar o estudo da microbiologia a áreas afins com o planejamento de ensaios experimentais avaliando o cálculo amostral, a análise de principais micro-organismos deterioradores de alimentos e as boas práticas de fabricação de alimentos.

Ementas das disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa Pós-graduação em Microbiologia


Consulte em: http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos/ementas.php

Clique para acessar Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Instituto de Ciências Biológicas - e-mail: colposmicrob@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG - Cx Postal 486 / Telefax: (00xx31) 3409-2728